top of page
Foto do escritorMateus Jesus

Design e os 5 sentidos

Atualizado: 1 de out. de 2019




No design costuma focar muito mais em recursos visuais, utilizando a aparência como principal. Estimular outros sentidos eleva a experiencia do usuário levando o design a outro nível.


Por exemplo a Melissa, possui um cheiro característico em seus produtos e lojas. Elaborar trabalhos e espaços que pensem nos cinco sentidos e na experiência dos usuários e pode modificar a forma como o produto final é visto.


Um movimento importante que trabalha todos esses sentidos movimento hippie nos anos 1960. O imagético é forte: óculos gigantes, vários anéis e pulseiras, tapetes e almofadas coloridos, paredes com fotos e flores macias (visão e tato). Aos poucos, a fumaça e o cheiro dos incensos tomam conta do lugar, com suas notas adocicadas (olfato e paladar). As fibras naturais garantem um toque e aquela sensação gostosa ao recostar nas almofadas macias. O som é variado: pode vir na guitarra de Jimmy Hendrix ou com a hipnotizante música indiana (audição).


Palestre no TED onde o designer Jinsop Lee fala sobre a importância do uso dos cinco sentidos e como as experiências se tornam mais agradáveis quando há mais sentidos envolvidos. Um dos exemplos que ele dá, são dois relógios feitos para trabalhos acadêmicos, um que ele mesmo projetou e um de seu colega de faculdade, Chris Hosmer.


O primeiro relógio funciona com um girassol anão que se movimenta de acordo com a localização do sol, fazendo com que a pessoa saiba, não exatamente, que horas são.



O segundo funciona de um modo diferente. Além de utilizar o sentido da visão e um pouco do tato, o relógio tinha o olfato como principal meio de funcionamento.



Design sensorial em empresas e lojas pode ser aplicado de algumas formas:

Visão: a percepção por meio da luz, das sombras e das cores de diferentes materiais;


Olfato: os cheiros que podem ser usados — no espaço e nos produtos;


Audição: as músicas e os sons que remetem ao universo conceitual definido;


Tato: a percepção com o toque em superfícies de diferentes características (quente ou frio, macio ou áspero etc.);


Paladar: essa aplicação casa bem com negócios envolvendo comida. Porém, dependendo da sua imaginação, pode ser uma oportunidade para se diferenciar em outros segmentos.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page